O enigmático rosto de Xi Jimping

A Monalisa, uma pintura do pintor renascentista italiano Leonardo Da Vinci; é conhecida por seu sorriso enigmático. Deve se fazer tal analogia ao presidente chinês, Xi Jimping. Em dois momentos, ele não mostrou nenhuma reação em sua face tanto no encontro com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe quanto na reunião com o seu colega americano Barack Obama.  Está reação do mandatário é um sinal do enigma das decisões de Pequim.

O encontro com Abe foi o início da quebra de gelo entre Pequim e Tóquio depois mais de dois anos de relações diplomáticas conflituosas por causa da disputa por ilhas inabitadas no sul do mar da China. As fotos do mesmo foram divulgadas com os comentários que ambos os líderes estavam constrangidos. Japão e China estão resolvendo suas contendas de forma devagar para não assustar os comunistas de Pequim e os nacionalistas de Tóquio.

Já a conferência com Obama, Jimping acertou o controle da emissão de gases para conter as mudanças climáticas junto com os Estados Unidos. Tanto que bebeu uma taça de vinho com o presidente americano. A mudança de postura adotada por Pequim foi elogiada por aqueles que acompanham as questões ambientais por que é a primeira vez que a China estabelece metas para conter a emissão de gases seja controlado em 2030.

Mas o enigmático rosto de Xi Jimping continua o mesmo. O líder chinês é considerado por ser o mais poderoso secretário-geral do Partido Comunista Chinês desde Deng Xiaoping. O rosto que não exibe um único sorriso mostra o lado forte de um presidente que tem a missão de conter a corrupção que atinge vários setores do governo além de conter as insatisfações da população de Hong Kong, que quer mais democracia e a não interferência de Pequim na questões do dstrito.

Os problemas como a desaceleração do crescimento da economia chinesa deve forçar uma mudança na política econômica chinesa após anos de um ritmo impressionante junto com a sua função de uma locomotiva que consome recursos naturais de maneira voraz. O PC Chinês precisa decidir sobre o futuro do país com a aprovação de politburo (comitê central do partido comunista). Mas o rosto de Xi Jimping continua ser um enigma.

Um comentário sobre “O enigmático rosto de Xi Jimping

  1. Bom dia César.
    Olá amigo.
    Na realidade eu apenas vim ler esta matéria por curiosidade e ter um pouco mais de conhecimentos, mas não posso dar uma opinião abalizada sobre este assunto, pois apenas sei quem é presidente chinês, Xi Jimping, e falar sobre ele estaria comentando deslize por não saber a fundo sobre a política da China. De qualquer forma li sua matéria e fiquei a par deste tópico por que sou uma pessoa qual gosto de saber sobre informações gerais..
    Desejando um ótimo sábado.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s