9 de novembro de 1989

Quinta-feira, um dia normal e pacato. Mas o que me surpreendeu foi uma noite do dia 9 de novembro de 1989. Eu estava em Londres como um simples cidadão com suas broncas com o governo da primeira-ministra Margaret Thatcher. Tinha um telex em minha casa para receber notícias do mundo (era um capricho meu). Eu tinha que relatar os fatos do mundo direito de minha casa para aqueles que consomem informação.

Quando a BBC World Service interrompeu a sua programação para uma notícia que abala o mundo. O partido comunista alemão-oriental anunciou que iria permitir a população o direito de viajar sem controles de passaportes. A nova lei sepultava um estigma da Guerra Fria, o Muro de Berlim. Não acreditei que estava ouvindo um fato histórico que os alemães e aqueles que sempre lutaram contra o autoritarismo.

A notícia foi recebida com espanto e emoção. O parlamento da Alemanha Ocidental parou as suas atividades para cantar a deutschlandlied com uma força nunca vista. O chanceler alemão-ocidental Helmut Kohl interrompeu a sua visita a Polônia para ir a Berlim Ocidental para entender o que estava acontecendo. O mundo se perguntava sobre o que estava acontecendo na Alemanha Oriental, onde o partido comunista iniciava suas reformas.

Iniciei a minha jornada de informar o meu país sobre os fatos do mundo. Nunca enviei tantos textos via telex sobre as notas vindas da Alemanha. Entrei em contato com o meu amigo Franz, um alemão que morava em Berlim Ocidental. Seu tom de voz emocionado demonstrava que a história estava sendo feita pela população ansiosa por liberdades e não por aqueles dirigentes determinados a conduzir uma revolução trágica.

Durante toda aquela sexta-feira, os jornais me perguntavam sobre os reflexos da queda do Muro de Berlim. Minha amada esposa estava acompanhando o noticiário da BBC One para ter uma noção do meu estado de êxtase. Quando vi o BBC Nine O´Clock News com a apresentação de John Humprys. As imagens de uma Berlim unida e feliz me fizeram pensar como a humanidade é capaz de surpreender a todos com a simples gesto de derrubar um muro.

Deixe uma resposta

