Lame Duck

Lame Duck (ou pato manco da tradução do inglês), um termo da política que sempre se refere a um presidente que não tem mais força política para o resto de seu mandato. A expressão mostra como um mandatário sem força pode continuar no cargo mesmo sendo um morto-vivo politicamente falando. Ele terá que fazer acordos políticos com a oposição que tem o controle do senado e da câmara do representantes para se manter ativo no poder.

Ontem, os republicanos ganharam o controle do senado e mantiveram a maioria na Câmara dos Representantes nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos. O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell prometeu trabalhar junto com o presidente democrata Barack Obama nos próximos dois anos de mandato presidencial. Tanto que a política externa quanto a economia serão pontos controversos.

Neste momento, os republicanos no senado são moderados enquanto os colegas do partido na câmara dos representantes são mais radicais tanto por causa do movimento conservador Tea Party quanto pela oposição as reformas no sistema de saúde propostas pelo presidente Barack Obama.  O democrata terá que fazer concessões para ter leis aprovadas pelo Capitólio como a reforma do sistema imigratório para legalizar os imigrantes ilegais como os latinos.

Os democratas estão perdidos em relação a política que irá adotar nos próximos dois anos de mandato. A síndrome do pato manco ronda Obama porque ele não pode cumprir as promessas que tanto fez na campanha de 2012. Tanto que as indicações para embaixadores, secretários de estado e juízes da suprema corte podem postergar por tempo indeterminado além do trauma como o veto ao orçamento do ano passado que fechou as repartições públicas.

A política externa pode ter problemas com um possível acordo nuclear com o Irã, mais sanções contra Rússia por causa da guerra civil na  Ucrânia e as operações militares contra o grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque e Síria. Obama terá quer rever seus atos para não ser um pato manco como o seu antecessor republicano George W. Bush nas eleições de 2006.  A síndrome do Lame Duck vai perdurar por longos dois anos para Barack Obama.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s