Songs of Innocence

Sempre que ouvimos um álbum carregado de altas expectativas. Podemos tanto ficarmos estupefatos quanto estarmos frustrados. A banda irlandesa U2 lançou seu  mais novo disco de estúdio, Songs of Innocence. Tal CD foi o mais comentado na história da banda por ter sido fornecido de graça por cinco semanas por usuários do serviço de download de música online Itunes, da Apple. O vocalista Bono Vox pediu desculpas por ter causado transtornos para aqueles que não gostam do grupo.

Songs of Innocence vem carregado de expectativas desde do lançamento das faixas Ordinary Love, que fez parte da trilha sonora do filme Mandela- Long walk for freedom, cujo o grupo sempre atuou pela libertação do ativista sul-africano durante a época do regime segregacionista do Apartheid e a música Invisible, que foi usada para arrecadar fundos para a ong RED, que Bono é um dos membros. Tal organização cuida de pessoas portadores do vírus da AIDS na África.

Tanto com músicas como The Miracle (of Joey Ramone) quanto The Troubles retratam a fase que o grupo de Dublin enfrentou no começo da carreira como criar uma nova linguagem em uma era pós-punk até relatar as histórias do conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte nos anos 1970. Temos ainda Iris (Hold me close) que conta a história da morte da mãe de Bono. Ela morreu durante a adolescência do futuro popstar irlandês.

Songs of Innocence mostra um U2 sempre se reinventando de forma espetacular. Desde das guitarras de The Edge, passando pelo baixo de Adam Clayton e a bateria de Larry Muller. Eles querem surpreender a cada novo álbum como fase contestadora de Boy, Gloria, War, The Unforgettable Fire and Joshua Tree. Passando pela revolução eletrônica de Achtung Baby, Zooropa e Pop. Ou voltando as origens com How to dismantle an atomic bomb e No Line on the horizon.

Songs of Innocence é um álbum que nos faz lembrar os tempos que ouvimos uma música por se identificar com a letra e melodia. Isto exige um amplo estudo sobre a história do U2. Desde da banda contestadora até o fenômeno pop de uma geração que saiu dos descombros da guerra fria para encontrar o seu rumo no mundo globalizado como forma de entender si próprio e seu papel neste planeta tão enigmático. Songs of Innocence faz isso de forma inteligente e simples.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s