Memórias de um ser centenário

Hoje, completo 100 anos de vida. Mas não entendo como sobrevivi em um mundo em constante mudança. Perdi amigos que me compreendiam. Agora, estou na companhia de minha família que me bajula, com a exceção dos meus netos e bisnetos que tem um sentimento de respeito a mim por ter vivido por muito tempo e ficam encantados com as minhas aventuras que vivi ao longo de cem anos da minha vida.

Quando nasci, meus pais se informavam via jornal e tinha o rádio. Isso me traz lembranças quando ouvimos o serviço imperial da rádio BBC informando que a segunda guerra mundial acabou. Ou testemunha de revoltas nos países da cortina do ferro em 1989, que eclodiu com a implosão do mundo comunista no Leste Europeu, Isto vi de perto porque não queria perder a vitória da liberdade diante da opressão.

Mas tenho 100 anos, os meus dilemas são ter vivido momentos históricos e ter me esquecido de minha mulher ou de meus filhos. Devo ter sido um péssimo pai. Mas isso pode ser revertido quando fui honesto com os netos e bisnetos. Eles compreenderam que fui um ser que sempre quis a ver a história de perto mesmo passando por muitas coisas neste espaço finito de tempo e espaço. Isso era um nirvana para mim.

Meus filhos viram que reconheci os erros que cometi. Isto me agrada porque pode recuperar o coração deles e de minha amada esposa. Eles entenderam que minha vida era contar a história deste mundo que muda como facilidade enorme. Era um trabalho difícil ver uma revolução sendo sequestrada por um ser autoritário ou a população protegendo suas conquistas pela via democrática e pacífica.

Minha vida aos 100 anos se resume fazer aqueles exercícios que qualquer idoso tem que fazer ou estar acompanhado de uma enfermeira. Sinto saudades do tempo que corri o mundo para contar as histórias por trás das revoluções, crises econômicas e guerras. Tinha que ser alguém que tinha que informar um país sobre fatos que ocorriam em território estrangeiro. Essa foi uma missão que fiz com orgulho.

Deixe um comentário

