Réplica e Tréplica

Ontem, a Rede Record realizou o terceiro debate do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Podemos dizer que tal encontro foi morno diante dos mesmos organizados pela Band e SBT. Os candidatos tomaram a consciência da falta de juizo das campanhas negativas. Tais postulantes decidiram usar um tom mais civilizado, mas se esqueceram de discutir as propostas para o país. Ficamos vendo o festival de réplica e treplica.

O debate foi uma chatice. Os candidatos não discutiram nada. Ambos fizeram promessas que não sabemos se serão cumpridas a risca. Dilma falou dos tempos de FHC enquanto Aécio criticou a era Lula. A polarização entre PT-PSDB mostra sinais de desgaste, mas continua firme como uma rocha para os marqueteiros que martelam em nossas cabeças campanhas de medo e terror invés de mostrar soluções para os problemas do nosso país.

O festival de réplica e tréplica mostra ser uma constante em país onde os debates são engessados pelos marqueteiros. Este que vos posta se pergunta se tais gênios da propaganda política já viram os encontros feitos nos Estados Unidos, França e outros países onde a democracia está em estágio avançado. Nestes territórios, as idéias são discutidas de forma honesta e os jornalistas podem fazer perguntas interessantes para um simples eleitor.

Se o eleitor teve a disposição de ver um debate que não serviu para nada. Isso mostra que nossa democracia precisa de uns ajustes. Nada de plebiscitos ou referendos. Precisamos rever o modo como as campanhas são feitas. Por mais que a troca de farpas e acusações continua no imaginário nacional. A população quer propostas sérias que possam mudar as suas vidas como um todo e não apenas quatro anos de um presidente e suas crises políticas.

O próximo debate será realizado pela Globo na próxima sexta-feira. O diferencial que terá um bloco de perguntas de eleitores indecisos. Isto vai permitir que os candidatos respondem as perguntas da população. Mas será que Aécio e Dilma estão preparados para sair da zona de conforto onde estão neste estágio da campanha eleitoral? Isso vai ser uma grande incognita para uma população descrente e quer ideias do que réplicas e tréplicas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s