Oh Minas Gerais

Agora há pouco, o portal UOL, a rádio Jovem Pan e a rede de TV SBT organizaram o debate presidencial. O que vimos foi mais um festival de troca de farpas e acusações pessoais. Nós vimos uma ampla discussão sobre Minas Gerais do que os problemas que o nosso país vive. Pontos importantes como o papel da forças armadas no combate a violência ou a política de narcóticos foram discutidas de forma clara, mas perderam espaço para o concurso de picuinhas protagonizado por Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Neste debate. ambos pouparam a economia e focaram em discussões que sempre terminavam em ataques pessoais. Não sei porque não teve um direito de resposta quando Aécio falou do irmão de Dilma que foi nomeado para um cargo na prefeitura de Belo Horizonte em 2003 ou quando a candidata do PT abordou o caso da blitz da lei seca onde o candidato do PSDB foi pego no Rio de Janeiro. O eleitor quer propostas e não picuinhas produzidas por assessores.

Este é um momento de acirramento eleitoral que o país vive. Tanto que as pesquisas de boca de urna do IBOPE não será feita neste segundo turno. A ansiedade do resultado será anunciado no domingo dia 26 ás 20:15. As próximas pesquisas eleitorais serão feitas no intervalo entre os debates do SBT e Record. Isto pode permitir uma noção clara sobre a disputa presidencial. Mas clima maniqueista que o Brasil está vivendo pode ser um fator importante para a campanha.

O fato de Aécio ter sido aplaudido ou Dilma ter passado mal após o debate podem mostrar que tais candidatos estão perdendo a noção de bom senso e isso prejudica a democracia. Não queremos uma luta de MMA ou Boxe. Queremos propostas para os próximos quatro anos de mandato presidencial. Isto é de suma importância para o futuro deste país que vive problemas econômicos, sociais, segurança, mobilidade urbana, infraestrutura e afins.

O próximo debate na Record deve ser mais interessante do que o reality show A Fazenda. Os candidatos devem planejar uma nova conduta baseadas nas pesquisas eleitorais divulgadas nos próximos dias.  Eles estão preparando uma nova munição para seus ataques invés de discutir os programas de governo que tanto escondem do público. Este período onde temos a nuvem da confusão diante das tempestades políticas que Dilma e Aécio devem proporcionar nos últimos dias de campanha eleitoral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s