As escutas polonesas

Nos últimos anos, a Polônia vem se destacando no cenário político europeu por não ter sofrido as graves consequências da crise econômica além de ter atraído investimentos externos. Após os anos de nacionalismo dos irmãos gêmeos Jaroslaw  e Lech Kaczynski, o país tomou o rumo certo com o primeiro-ministro Donald Tusk.

Mas Tusk enfrentou a sua primeira crise polítca após 7 anos no cargo de premiê. As escutas gravadas por um empresário e que foram entregues a revista Wprost revelam a posição de ministros de Tusk e suas indiscrições em relação a permanência no governo tendo em vista as eleições gerais de 2015

As gravações revelam as opiniões de ministros como Radoslaw Sikorski (Relações exteriores) que afirmou que a aliança com os Estados Unidos é inutil e que o primeiro-ministro britânico David Cameron é um incompente em política européia. Já o Marek Belka (presidente do Banco Central)e  Bartlomiej Sienkiewicz (Interior) discutiram o papel do banco na votação em 2015 sendo que o BC é independente.

Isso criou um embaraço para Tusk, que teve submeter seu governo a um voto de confiança no parlamento para que as eleições não fossem antecipadas. Tusk obteve uma maioria tranquila para permanecer no governo até 2015. Mas criou uma fissura em um governo que parecia ter a eleição garantida.

Tusk terá que provar para a coalizão que lhe apoia que é um ser correto e capaz de liderar a Polônia pelos próximos anos. Isso exige que a votação de 2015 seja feita de forma séria e que os ministros flagrados nas gravações renunciem. Principalemente Sikorski, que tem pretenções européias. Os próximos dias serão fundamentais para o futuro polonês.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s