As palavras de Sikorski

O ministro das relações exteriores da Polônia, Rasdolaw Sikorski deu uma entrevista ao programa Hardtalk (BBC News) sobre a situação da Ucrânia. Ele discutiu sobre a questão Crimeia e suas consequências sobre a política européia. Sikorski afirmou que referendo da independência da peninsula é ilegal porque não foi aprovada pelo parlamento ucraniano.

Bem, as palavras de Sirkoski mostram a ascensão da Polônia como player político na Europa. Ele foi um dos representantes da União Européia que mediou o acordo entre o ex-presidente Viktor Yanukovych e a oposição. Sobre isso, O ministro afirmou que tal acordo não foi ratificado pelo líder deposto porque ele fugiu do país.

A Polônia mostra como ponte entre os interesses ocidentais e a Ucrânia. A política externa polonesa tem sido dura com os russos, mas evita a aplicação de sanções por causa do fornecimento de gás para o continente europeu. Sikorski já disse que a Rússia abriu as portas do inferno com a intervenção militar na peninsula da Crimeia.

A Polônia já autorizou o envio de caças F-15  e aviões de reconhecimento da OTAN para o seu território. O país é membro da aliança militar ocidental e tem sediado exercícios militares para caso que a situação piore. Os poloneses estão se preparado para enfrentar os russos caso for necessário, mas tem usado a diplomacia como forma de pressionar os russos.

As palavras de Sikorski tem sido importantes para decifrar os próximos passos de ucranianos, russos e europeus por causa desta crise. Temos que esperar os próximos atos que serão decisivos para o desfecho do mesmo. Mas o ministro polonês exibe cuidado e ao mesmo tempo determinação para evitar uma guerra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s